Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Crossfit, musculação ou calistenia? Entenda qual é melhor para o seu objetivo

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Veja como escolher entre crossfit, musculação, funcional e calistenia
Veja como escolher entre crossfit, musculação, funcional e calistenia - Foto: Shutterstock

Não é nenhuma novidade que a prática regular de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde. Dentre os ganhos, estão a melhoria da capacidade cardiovascular, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhora da saúde mental. E, entre as modalidades mais populares, estão o crossfit, a musculação, o funcional e a calistenia. A similaridade entre cada uma delas, aliás, pode gerar dúvidas na hora de escolher um treino. 

De acordo com Felipe Kutianski, especialista em fisiologia do exercício e fundador da plataforma de treinos Onbody, saber o que realmente deseja alcançar como objetivo é o primeiro passo para uma escolha assertiva. 

“Cada modalidade de exercício tem suas características específicas de estímulos, biomecânica de movimentos, ações musculares, vias energéticas, entre outras. É preciso ser sincero sobre as metas que se quer atingir antes de sair gastando tempo, dinheiro e energia”, afirma.

Crossfit, musculação, funcional e calistenia: os benefícios de cada modalidade

De acordo com Felipe, o crossfit é conhecido por seu foco em treinos de alta intensidade, que combinam elementos de levantamento de peso olímpico, ginástica e cardio. O objetivo, de modo geral, é melhorar a resistência e o condicionamento físico. 

“Por outro lado, a musculação se concentra principalmente no levantamento de pesos para desenvolvimento de massa muscular, força e definição corporal”, explica. O especialista salienta ainda um ponto em comum entre as duas modalidades: o emagrecimento.

Já o funcional se destaca por sua abordagem de movimentos multiarticulares que visam melhorar a estabilidade, mobilidade, equilíbrio e coordenação. 

“E a calistenia, por sua vez, utiliza o peso corporal como resistência em uma variedade de exercícios, como flexões, barras e agachamentos. A modalidade promove força, controle corporal, resistência e flexibilidade”, aponta o profissional.

Cuidados essenciais 

O professor de educação física também alerta sobre a importância de ajustar o volume de treino e evitar os excessos, pois pode resultar em lesões e imunossupressão. 

“É possível praticar mais de uma dessas modalidades ou a mesma modalidade mais de uma vez por dia facilmente, mas é preciso ter cautela e cuidado para não ultrapassar os limites do próprio corpo”, destaca. 

Segundo Kutianski, seja qual for a atividade escolhida, o mais indicado é sempre buscar orientação profissional e treinar a modalidade que melhor se adapta a sua realidade.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Especialista dá dicas de como conquistar a hipertrofia

Saúde Bucal

Especialista explica como as escolhas alimentares podem proteger os dentes

Alimentação

Especialista explica quais os impactos do órgão na saúde 

Alimentação

Especialista dá dicas para quem busca uma alimentação saudável