Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Alerta: testosterona para ganhar massa muscular prejudica fertilidade

A suplementação de testosterona para ganhar massa muscular é uma prática comum, mas que coloca a fertilidade em risco

Alerta: testosterona para ganhar massa muscular prejudica fertilidade
Alerta: testosterona para ganhar massa muscular prejudica fertilidade - Foto: Shutterstock

Dentre as diferentes maneiras de acelerar o ganho de massa muscular está o uso de testosterona. No entanto, homens que pretendem ter filhos futuramente devem repensar a prática, já que ela pode comprometer a fertilidade.

Segundo o Dr. Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da Fertipraxis Centro de Reprodução Humana, usar testosterona para ganhar massa muscular pode trazer sérias complicações para a saúde e a fertilidade masculina.  

“O uso de suplementação de testosterona sobre qualquer dosagem, qualquer prescrição ou qualquer via, é absolutamente proibido para homens que estão tentando engravidar”, alerta o especialista. 

Roberto complementa que o uso de testosterona exógena pode causar uma supressão hipofisária. O especialista aponda ainda que não importa se ela é bioidêntica ou oriunda da testosterona, como a oxandrolona.

Esta supressão diminui os níveis de produção dos hormônios FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), o que pode causar prejuízo na espermatogênese. 

“Portanto o homem que já esteja fazendo uso de testosterona como suplementação em qualquer dosagem precisará fazer uma avaliação do seu eixo hormonal e do seu espermograma para entender o nível de bloqueio ao qual ele foi submetido e o impacto na produção do sêmen”, diz o médico. 

Isso porque, ao usar testosterona como suplementação, em qualquer dosagem, esses homens estão sujeitos a apresentarem o sêmen sem espermatozoides, alerta o especialista.

Ele lembra ainda que a reversão desse quadro pode levar de seis meses a um ano e, em determinadas situações, pode ser irreversível. 

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...