Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Vencendo a rotina e o sedentarismo: 5 dicas para ser mais ativo no dia a dia

Educador físico mostra que é possível abandonar o sedentarismo mesmo com uma rotina corrida. Veja o que fazer no dia a dia

Vencendo a rotina e o sedentarismo: 5 dicas para ser mais ativo no dia a dia
Vencendo a rotina e o sedentarismo: 5 dicas para ser mais ativo no dia a dia - Foto: Shutterstock

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde já são comprovados pela ciência  e reconhecidos pela humanidade. Apesar disso, abandonar o sedentarismo é um dos maiores desafios da sociedade atualmente.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço da população mundial adulta é fisicamente inativa. No Brasil, dados do IBGE indicam que 47% dos brasileiros adultos e 84% dos jovens são sedentários.

Esse cenário contribui para a ocorrência de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros, o que reduz a qualidade e a expectativa de vida. Além disso, por afetar uma grande parcela da população, este é um problema de saúde pública.

Como abandonar o sedentarismo

A solução é incluir mais atividades físicas no dia a dia de forma natural, reforça o personal trainer e educador físico Tauan Gomes. “Para escapar do sedentarismo, é importante incluir atividades físicas de forma natural no dia a dia. Mesmo com rotinas corridas, encontrar tempo para manter o corpo ativo é fundamental para a saúde”, afirma.

5 dicas para ser mais ativo no dia a dia

Tauan dá algumas dicas que podem ajudar a abandonar o sedentarismo e adotar uma rotina mais ativa e saudável. Confira:

1 – Incorpore atividade física na rotina

“Aqui não estamos falando de esportes, de corrida, de dança, etc., e sim de pequenas movimentações que muitas vezes trocamos em prol da comodidade. Por exemplo, subir escadas em lugar de uso o elevador, ir a pé para locais próximos ao invés de usar o carro, passer você mesmo com seu cachorro, etc.”, explica.

2 – Buscar algo que goste

“Muitas vezes não é a atividade física em si que te desmotiva e sim a específica que escolheu, existem infinitas possibilidades, basta escolher a que tem mais afinidade como futebol, dança, corrida, ciclismo, artes marciais, musculação, entre outras”, diz o educador físico.

3 – Crie o hábito

“Nossa vida é movida a hábitos, então transforme o exercício físico em um hábito também, defina um horário, evite fugir dele, escolha durações realistas para não desmotivar com o tempo. No longo prazo a atividade física vai se tornar totalmente natural para você”, destaca o profissional.

Nesse sentido, a técnica dos 21 dias pode ajudar. A metodologia, que surgiu a partir de estudos do cirurgião plástico Maxwell Maltz, na década de 60, diz que é necessário 21 dias para criar um hábito. Isso porque a persistência em determinada tarefa por este período o tornaria natural, incorporando mais facilmente à rotina.

4 – Metas de passos

“Uma das atividades físicas mais simples e rotineiras que se pode fazer é caminhar, ela pode ser incorporada com muita facilidade no seu dia a dia. Por isso, vale a pena definir uma meta de passos diária ou pelo menos medi-los para ter real noção do seu sedentarismo, existem até mesmo aplicativos de celular que ajudam com isso”, informa Tauan.

5 – Foque em atividades em grupo

“O ser humano é sociável, por isso transformar o exercício em uma atividade social ajuda a torná-la mais prazerosa. Convide amigos para praticar um novo esporte ou faça amigos por lá. Foque em atividades que precisem de grupos”, indica o personal trainer.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Diferenciar os efeitos da condição com problemas do coração pode não ser uma tarefa fácil

Câncer

Cada vez mais pessoas abaixo dos 50 anos de idade são diagnosticadas com câncer colorretal. Saiba identificar os sinais de alerta

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Emagrecer

Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é uma estratégia para quem busca perder peso