A busca por um corpo definido tem levado celebridades e influenciadoras a adotarem métodos que, muitas vezes, não são exatamente novos. Um exemplo é o vácuo abdominal, prática ancestral do yoga que voltou aos holofotes recentemente por causa de seu suposto poder de ajudar a conquistar a barriga trincada.
Entenda a seguir mais sobre essa técnica:
O que é o vácuo abdominal
A técnica consiste em recolher o abdômen em direção à coluna vertebral, ativando os músculos profundos do core, como o transverso do abdômen. Na tradição do yoga, o exercício sempre foi usado para melhorar postura, respiração e concentração durante as práticas.
Hoje, o vácuo abdominal segue sendo valorizado não só por seus efeitos físicos, mas também pelo impacto na saúde geral: auxilia na estabilização da coluna, fortalece o core, melhora a digestão, tonifica os órgãos internos e pode até aliviar dores nas costas.
“Esta é uma técnica que originalmente busca a realização de uma massagem ativa das vísceras através de contrações musculares, o que traz diversos benefícios como o fortalecimento da musculatura do abdômen, melhora das funções digestivas, postura, cólicas e dores na coluna”, explica o professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut.
Emagrecimento é consequência?
Apesar da fama entre famosas por supostamente ajudar no emagrecimento, especialistas ressaltam que esse não deve ser o foco da prática. Ele pode até ser uma consequência, mas não é o mais importante.
Ravi alerta que o vácuo abdominal não pode ser usado isoladamente apenas para fins estéticos. “O emagrecimento vem como resultado de uma melhora muito mais profunda na saúde que gera consequências, como a regulação do peso”, afirma.
“Portanto, os benefícios estéticos são apenas uma pequena parte de todos os benefícios que essa técnica, que originalmente é de massageamento abdominal. Por isso, vale a pena conhecer melhor a técnica para além do emagrecimento”, ressalta o professor.
